blog

ACOMPANHE AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS E ANÁLISES DO MERCADO DE ENERGIA

Reajustes tarifários | ELEKTRO, CEMAR, ENERGISA PB, COOPERALIANÇA, EFLJC e FORCEL.

ANEEL Reajuste tarifário
Publicado em 21 de Agosto de 2018




Na manhã desta terça-feira (21/08), durante a reunião pública da Diretoria da ANEEL, foram homologados os reajustes das distribuidoras ELEKTRO, CEMAR, ENERGISA PB, COOPERALIANÇA, EFLJC e FORCEL. 

No cálculo dos reajustes, são consideradas as variações dos custos associados à prestação de serviço, conforme estipulado nos contratos de concessão. 

Nos reajustes aprovados nesta data, foi possível notar que o aumento tarifário das distribuidoras é devido, principalmente, aos componentes financeiros relacionados à compra de energia e ao risco hidrológico. Esses componentes financeiros ficarão nas tarifas pelos próximos 12 meses, e espera-se que em 2019, quando estas distribuidoras passarem por novos processos tarifários, o mesmo efeito financeiro atenue as tarifas. 

Em um caso específico, a FORCEL sofre um impacto maior do que as demais distribuidoras devido ao fato de a mesma ter deixado de ser suprida pela COPEL, o que acarretou em um aumento nos custos de energia, e também o aumento da cota de recolhimento da CDE. 

Abaixo, é possível perceber os impactos médios divulgados pela ANEEL para consumidores cativos:

_________________________________________________________________

Elaborado pela área de Inteligência de Mercado da GVEnergy 









Resumo PMO | ONS | Outubro/2018

ONS PMO

CMSE mantém acionamento térmico preventivo

CMSE